quarta-feira, 16 de julho de 2014

Apolo, o deus do sol



Apolo é um deus muito interessante de se trabalhar, ele é o deus das musicas, das artes e também um deus da beleza, irmão gêmeo de Arthemes a deusa da caça e da lua juntos eles se completam o dia, e a arte a noite e a caça, apolo é um deus ligado a oráculos, cura, musica, artes, beleza e amor... abaixo colocarei alguns textos e no final a fonte de onde tirei eles  -Alexander Adonis

********************


Quem era, história e atributos do deus Apolo 
Na mitologia grega, Apolo era o deus das artes, da música, da profecia, da verdade, da poesia, da harmonia, da perfeição e da cura. Considerado um dos mais importantes, versáteis e venerados deuses da Grécia Antiga, pois era um dos deuses olímpicos. Era também muito importante na mitologia romana.
Era filho de Zeus (deus dos deuses) e Leto (deusa do anoitecer) e irmão de Ártemis (deusa da caça). Era pai de Asclépio (deus da Medicina e da cura) e Aristeu (deus da agricultura e vegetação).
Possuia vários atributos e funções, tais como:
- Tornar as pessoas conscientes dos pecados cometidos;
- Agia na purificação dos pecados cometidos pelas pessoas;
- Responsável pelas leis religiosas;
- Tinha comando sobre as musas (entidades mitológicas que inspiravam as atividades artísticas);
- Responsável e patrono do Oráculo de  Delfos;
- Iniciar os jovens no mundo dos adultos.
Um dos fatos interessantes deste deus é que ele podia agir de forma positiva ou negativa. Ele tinha poder para criar pragas e doenças, mas também podia trazer a cura e a proteção contra as forças maléficas. 
Representação
Em grande parte das esculturas, Apolo era representado com um jovem bonito e saudável. Aparece muitas vezes nu ou com o corpo coberto com um manto fino. Em suas mãos estava uma lira ou um arco e flechas. Era também comum ser representado ao lado de um de seus animais símbolos (corvo, grifo e serpente).
Curiosidade:
- Apolo era o deus patrono dos marinheiros, arqueiros e pastores.
[FONTE]

*******************


Apolo era filho de Zeus (Júpiter) e de Leto, e um dos 12 deuses que viviam no Monte Olimpo. Em muitos mitos é o deus do Sol, mas existe um outro deus grego do Sol, Hélio, assim como o deus Sol dos Titãs, Hiperion (que perdeu os seus poderes quando Zeus se tornou rei dos deuses). Apolo apercebeu-se pela primeira vez dos seus poderes quando tinha apenas quatro dias de vida. Um dos filhos da Mãe Terra era a enorme serpente Píton, tão grande como uma colina. Píton tinha sido a serpente que perseguira Leto quando esta tentava encontrar um lugar para dar à luz Apolo e a irmã Ártemis (Diana). O pequeno Apolo pediu armas para vingar o que tinha sido feito à mãe, e Hefesto (Vulcano) deu-lhe um arco e flechas.
Apolo alcançou a serpente no Monte Parnaso, deixando voar mil das suas flechas até que o veneno da serpente jorrou por mil feridas. Então ele instituiu um festival de jogos desportivos, chamado Jogos Pitianos para que a sua vitória sobre a serpente Piton nunca fosse esquecida. Todos os atletas que triunfavam nestes jogos eram premiados com uma coroa de folhas de carvalho ou de faia.
Mais tarde, no decorrer da história da Grécia e de Roma, os vitoriosos passaram a ser premiados com uma coroa de louro, e a história de Apolo e Dafne explica como foi que o loureiro (daphnê em grego) nasceu. [FONTE]

***









Nenhum comentário:

Postar um comentário